Reportagem no portal do Vaticano destaca o trabalho da PPI no Brasil
O Vatican News, portal de informações da Santa Sé, destacou o trabalho dos voluntários da Pastoral como fundamental para as pessoas idosas no Brasil.
“São mais de 170.000 (cento e setenta mil) pessoas idosas acompanhadas por aproximadamente 25.000 (vinte e cinco mil) líderes voluntários capacitados em todo Brasil todos os meses“, aponta o portal da Santa Sé, ao mostrar como a PPI se configura como um ponto importante da rede de proteção e garantia de direitos da pessoa idosa. “Está presente junto às pessoas idosas acompanhadas, acolhendo suas demandas e realizando os encaminhamentos, contribuindo para o enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, o resgate de vínculos familiares e comunitários e um envelhecimento mais saudável, com qualidade de vida“, diz a reportagem.
O texto traz explicações de como o trabalho é realizado através da visita domiciliar mensal sistematizada realizada por Líder Voluntário capacitado. Também destaca os impactos da pandemia do coronavírus nas atividades da pastoral e como a Pastoral conseguiu envolver os voluntários e a sociedade em ações voltadas à pessoa idosa durante este período: “Mesmo à distância, fazendo um telefonema, os líderes voluntários puderam continuar seu trabalho possibilitando que as pessoas idosas recebessem atenção, carinho e acesso às informações relevantes sobre seus direitos“, diz outro trecho da matéria.
O site mostra também como a Campanha “Ligue para Uma Pessoa Idosa” se estendeu para toda comunidade e destaca outras ações solidárias durante a pandemia.
Clique na imagem abaixo para ler a reportagem completa no portal Vatican News.