Um pouco da nossa história
No ano de 1993, houve um encontro providencial entre duas pessoas sonhadoras: Dra. Zilda Arns Neumann – Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, e Dr. João Batista Lima Filho – Médico geriatra e, na época, Presidente da SBGG – Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, seção Paraná.
A Dra. Zilda voltava da celebração dos 10 anos da Pastoral da Criança, celebrada em Florestópolis/ PR e o Dr. João Batista Lima Filho ia a Curitiba para um congresso da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – SBGG. Encontraram-se no aeroporto de Londrina. Por causa do mau tempo tiveram que esperar horas e acabaram conversando quase um dia inteiro.
Dra. Zilda Arns Fundadora
Dra. Zilda Arns, além de fundar a Pastoral da Pessoa Idosa, foi a Coordenadora Nacional até janeiro de 2010 (ano de seu falecimento).
Irmã Terezinha atuou na Pastoral da Pessoa Idosa desde seu surgimento, em 5 de novembro de 2004. Ela recorda, porém, que a inspiração para esse trabalho surgiu bem antes, em 1994, com a Dra. Zilda Arns. Na época, líderes da Pastoral da Criança diziam para Dra. Zilda que, nas visitas domiciliares que faziam, percebiam que muitos idosos também precisavam de algum tipo de acompanhamento.