A Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) Nacional tem a alegria de convidar todos a celebrarem a 4ª Jornada Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas, no próximo dia 28 de julho de 2024. A data é uma oportunidade para reflexão sobre a importância das pessoas idosas, reconhecendo sua contribuição inestimável para a sociedade e para a Igreja.
Em sua mensagem para este IV Dia Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas, o Papa Francisco recorda que “Deus nunca abandona os seus filhos; nem sequer quando a idade vai avançada e as forças já declinam.” Ele encoraja a ver a velhice como uma bênção, e não como um tempo de inutilidade. Devemos valorizar e honrar as pessoas idosas, que são a base segura sobre a qual construímos o presente e o futuro.
Programação Nacional da PPI
Embora as comunidades sejam incentivadas a celebrarem a data em suas paróquias, a PPI a nível nacional também terá uma programação especial para a 4ª Jornada. No dia 28 de julho, às 8h, será realizada uma missa no Santuário Nacional de Aparecida, presidida por Dom José Antonio Peruzzo. A celebração será transmitida ao vivo pela TV Aparecida. A celebração na casa da Mãe Aparecida já virou um marco para a PPI e todos são convidados a formarem caravanas para este momento especial de união e espiritualidade.
Em Curitiba, por ser a cidade sede da PPI Nacional, haverá uma missa às 11h no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, presidida pelo Padre José Aparecido. Esta celebração será transmitida ao vivo pela TV Evangelizar. Todas as paróquias de Curitiba e região metropolitana que possuem a Pastoral da Pessoa Idosa são convidadas a participarem desta missa especial.
Participe e Compartilhe sua Programação!
Queremos saber como sua comunidade irá celebrar a 4ª Jornada Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas. Compartilhem conosco, para que possamos divulgar e inspirar outras paróquias e comunidades a celebrarem esta data tão significativa.
Nesta data instituída pelo Papa Francisco, vamos honrar e valorizar aqueles que são pilares de nossas famílias e da nossa fé, respondendo ao apelo do Pontífice:
“À atitude egoísta que leva ao descarte e à solidão, contraponhamos o coração aberto e o rosto radioso de quem tem a coragem de dizer ‘não te abandonarei’ e de seguir um caminho diferente.”
Vamos, juntos, combater a solidão e o abandono, como nos inspira a história de Rute, que escolheu não abandonar a idosa Noemi, mas caminhar ao seu lado, criando um futuro cheio de esperança.
__
Por
Assessoria de Comunicação
Pastoral da Pessoa Idosa Nacional