No dia 16 de maio de 2024, Sandra Michellim, Coordenadora Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), juntamente com a Ir. Terezinha Tortelli, secretária executiva da PPI, representaram o Brasil no encontro online “Nella vecchiaia non abbandonarmi” (“Na velhice não me abandone”), organizado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.
Juntamente com quase uma centena de responsáveis por pastorais de pessoas idosas e representantes de organismos e instituições eclesiais de todo o mundo, os participantes conseguiram aprofundar a mensagem do Papa Francisco para a IV Jornada Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas.
Reflexões e debates dobre os desafios contemporâneos
Durante o encontro, os participantes discutiram as necessidades de uma pastoral específica dedicada aos idosos. A mensagem do Papa Francisco serviu como base para reflexões sobre os desafios enfrentados por essa população, como o abandono, a solidão, a eutanásia, o suicídio assistido e os estereótipos sobre a velhice. Esses temas foram debatidos no contexto da crescente cultura do descarte que ameaça a dignidade dos idosos.
Um dos pontos altos do encontro foi a troca de experiências de evangelização voltadas para os idosos, além de iniciativas para fortalecer a fraternidade intergeracional e a criatividade no acompanhamento pastoral. Essas ações visam valorizar o papel insubstituível dos idosos na sociedade e na igreja.
Compromisso com as pessoas idosas
As representantes brasileiras destacaram a importância de continuar trabalhando com entusiasmo pelo presente e futuro das pessoas idosas, reafirmando seu papel crucial na disseminação da beleza do Evangelho da família.
__
Por
Assessoria de Comunicação
Pastoral da Pessoa Idosa