Em uma celebração repleta de gratidão, a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) iniciou as comemorações de duas décadas dedicadas ao apoio e cuidado a mais de 100 mil pessoas idosas em todo o Brasil. A missa em Ação de Graças pela data de fundação da PPI aconteceu no dia 5 de novembro, no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, e foi presidida por Dom José Antonio Peruzzo. A celebração reuniu lideranças locais e destacou o compromisso da Pastoral com a dignidade e a inclusão da população idosa ao longo de seus 20 anos de história.

A PPI tornou-se uma referência mundial no cuidado e valorização das pessoas idosas, realizando impressionantes 18 milhões de visitas domiciliares em 1.200 municípios. Essa dedicação, como lembrou Dom Peruzzo em sua homilia, “leva afeto e solidariedade, são palavras vivas de consolo e esperança para tantos idosos esquecidos no Brasil afora.” Além do cuidado físico, a PPI promove saúde mental e emocional, fatores essenciais para o bem-estar de seus atendidos.

Foto: Carina Basso e Luís Greca

O impacto das visitas

O trabalho da PPI é conduzido por mais de 20 mil voluntários capacitados, dentro de uma metodologia própria e já consolidada da Pastoral, que permite levar informações para os idosos e idosas visitadas, a respeito de saúde, também de como acessar direitos e exercer sua cidadania. Essas visitas, na simplicidade do encontro humano, têm um impacto profundo. “Não é preciso muito; a visita é possível. Quem tem tempo para Deus sempre encontrará sensibilidade em si mesmo para olhar com ternura para os fracos”, afirmou Dom Peruzzo, ressaltando a importância da presença e do afeto na vida daqueles que enfrentam a solidão.

A missa foi concelebrada pelo Padre Reginaldo Manzotti, embaixador da PPI, que visitou a sede nacional para celebrar a data de fundação e destacou a importância do trabalho desenvolvido pela pastoral. “Eu me sinto muito feliz em estar aqui na sede nacional, que é o coração pulsante de toda a Pastoral da Pessoa Idosa”, declarou ele, reforçando a relevância do trabalho, especialmente frente ao envelhecimento da população.

Uma caminhada de amor e fé

Esses 20 anos de missão também foram lembrados pela Irmã Terezinha Tortelli, que revisitou a trajetória da PPI e seu crescimento. Ao completar 10 anos, a PPI já havia alcançado todos os estados do Brasil, ganhando reconhecimento do Vaticano por meio do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. Hoje, a PPI é uma referência mundial, valorizada pela Igreja e pela sociedade.

Sandra Regina Capana Michellim, coordenadora nacional da PPI, citou as palavras de São João Paulo II como inspiração: “Que cada comunidade acompanhe com uma compreensão amorosa todos os que envelhecem.” Para Sandra, essa frase reflete o espírito da PPI, que desde o início busca oferecer um cuidado repleto de ternura e respeito.

Grande Festa

A comemoração principal dos 20 anos de missão está marcada para o dia 16 de novembro de 2024. A grande festa acontecerá no Parque Barigui, em Curitiba (PR), e promete ser um marco na história da organização, reunindo mais de 3.000 líderes voluntários de todo o Brasil.
“A celebração dos 20 anos é uma homenagem não apenas aos líderes voluntários, coordenadores e apoiadores, mas também às pessoas idosas atendidas que, com sua sabedoria e experiência, inspiram e motivam esse trabalho tão nobre”, afirmou Sandra.

O evento contará com a participação de Dom Peruzzo e do Padre Reginaldo Manzotti. A programação terá início com a missa em ação de graças, seguida de um show musical e do tradicional corte do bolo.

Origens e Expansão

Fundada em 5 de novembro de 2004, a Pastoral da Pessoa Idosa surgiu a partir da visão das líderes da Pastoral da Criança, inspiradas pela saudosa Dra. Zilda Arns e outros líderes na área do envelhecimento. Desde então, a PPI expandiu sua atuação para cerca de 2.840 paróquias em todos os estados brasileiros.

No cerne da pastoral está o acompanhamento mensal sistematizado, realizado por mais de 20 mil líderes voluntários capacitados, que visitam aproximadamente 100 mil pessoas idosas com 60 anos ou mais. Essas visitas vão além de oferecer informações sobre saúde e bem-estar; elas criam um espaço de escuta, acolhimento e afeto, promovendo dignidade e inclusão.

Com impacto significativo nas políticas públicas e redução de custos com saúde, a PPI é reconhecida como um pilar na rede de apoio às pessoas idosas. Atuando em conselhos municipais, estaduais e federais, a Pastoral é uma voz incansável na defesa dos direitos das pessoas idosas.

A atuação da Pastoral da Pessoa Idosa enquanto Organização da Sociedade Civil – OSC, permite estabelecer parcerias com governos municipais, estaduais e federal, através de Convênios, Termos de Fomento e Termos de Cooperação, o que contribui muito para o fortalecimento e expansão da instituição em todo território nacional.

Linha do Tempo

  • 1990 – Líderes voluntários da Pastoral da Criança percebem a importância de desenvolver ações em prol das pessoas idosas.
  • 1993 – Em encontro com Dra. Zilda, o geriatra Dr. João Batista Lima Filho se dispõe a contribuir para ações em prol das pessoas idosas no Brasil.
  • 1994 – Lançamento do manual “De Bem com a Vida”, com conteúdo científico sobre envelhecimento e cuidados com as pessoas idosas.
  • 1996 – Início do programa “Terceira Idade na Pastoral da Criança”, com apoio do Governo do Paraná.
  • 1999 – ONU decreta o Ano Internacional da Pessoa Idosa. Papa João Paulo II publica a “Carta aos Anciãos”.
  • 2003 – Campanha da Fraternidade aborda a temática do envelhecimento com o lema “Vida, dignidade e esperança”.
  • 2004 – Fundação oficial da Pastoral da Pessoa Idosa e promulgação do Estatuto do Idoso.
  • 2005 a 2019 – Expansão da PPI, premiações e desenvolvimento de guias e capacitações.
  • 2021 – Papa Francisco institui o Dia Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas, no 4º domingo de julho.
  • 2024 – Comemoração dos 20 anos com grande evento no Centro de Eventos Positivo no Parque Barigui – Curitiba – PR.

__
Por
Assessoria de Comunicação
Pastoral da Pessoa Idosa Nacional