Um domingo ensolarado e cheio de alegria na Casa da Mãe Aparecida, recebendo devotos de todo o Brasil! E celebrando uma data muito especial: o Dia Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas, com o tema “A sua misericórdia se estende de geração em geração” (Lc 1, 50).
Este momento é uma convocação do Papa Francisco, que pediu cuidado com os avós e os idosos, respeitando e valorizando a experiência e o conhecimento transmitido por eles.
Logo na manhã do dia 23 de julho, houve a celebração da Santa Missa no Altar Central do Santuário Nacional, presidida por Dom José Antonio Peruzzo, bispo referencial da Pastoral da Pessoa Idosa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Arcebispo Metropolitano de Curitiba (PR).
Entre os devotos presentes nesse domingo em Aparecida, Sandra Michelin, agente da Pastoral da Pessoa Idosa da Diocese de Americana (SP), falou da emoção em saber que a Igreja se preocupa com os idosos em geral e poder celebrar isso em Aparecida.
“Nos sentimos gratificados! Achamos que somente é bom pro idoso levar ele pra Igreja, mas na verdade é uma troca muito grande! O benefício que o contato com o idoso traz pra gente é muito grande! Nós estamos nos construindo e a gente se fortalece com a sabedoria que a pessoa idosa tem! A Pastoral tem uma metodologia lindíssima de acompanhamento mensal ao visitar em suas casas. E também saber que o Papa olha com tanto carinho para a pessoa idosa, nos dá a certeza de que a nossa Pastoral é muito necessária para os dias de hoje!”, disse.
Em sua reflexão, Dom Peruzzo fez uma relação do cuidado aos idosos com o Evangelho deste domingo, quando Jesus fala a parábola do joio e do trigo, para abrir a mente dos discípulos despertando-os para a complexidade que envolve a vida humana.
“Falo daqueles que nem conseguem pronunciar sua voz, como se fossem sementes escondidas porque tem muito a oferecer! A população de idosos cresce, mas cresce também o número de desassistidos! Façam que nem o Papa Francisco nos diz: Visitem! Cheguem até lá, não simplesmente por uma bondade de conveniência, vão lá se aproximem, toquem, escutem! Quem não é capaz de ouvir a voz dos idosos, não é capaz de ouvir a própria interioridade, não é capaz de perceber os traços de Deus na história, não consegue discernir o que é joio e o que é trigo!”
O arcebispo finalizou sua homilia enviando a mensagem do Santo Padre em cultivar laços entre as diferentes gerações, diretamente ligada à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realizará em Portugal de 1 a 6 de agosto.
“Francisco recomenda para que os jovens antes de viajarem para Lisboa, visitarem um idoso esquecido, ignorado! Ouça ele, para que tenham muito que conversar durante a JMJ. Se soubermos ouvir os idosos, saberemos lidar com nossas próprias fragilidades, se ignorarmos os fracos, levaremos para maus caminhos a nossa própria força! Os fortes que não tem ouvidos para os fragilizados, correm um grande risco de tiranizá-los. Não é isso que o Senhor sonhou para os seus!”
A Pastoral da Pessoa Idosa, por sua vez, tem desempenhado um papel fundamental na promoção do bem-estar e da dignidade das pessoas idosas no Brasil. Através do acompanhamento domiciliar mensal sistematizado, a pastoral busca garantir que as pessoas idosas tenham uma melhor qualidade de vida e apoio espiritual, bem como combater o abandono e a exclusão social.
Confira todas as fotos deste dia AQUI!
Acompanhe novamente a Santa Missa em Ação de Graças aos Avós e Idosos:
__
Por
Alberto Andrade – Portal A12