Junho Violeta
Junho Violeta é o mês destinado a conscientização sobre a violência contra pessoas idosas. Um mês para refletirmos sobre esse fenômeno social desumano e indigno.
Em especial, o dia 15 de junho ficou estabelecido pela OMS, como o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Essa data representa o dia em que o mundo todo manifesta sua oposição contra os abusos e agressões que as pessoas idosas sofrem.
Se configura como violência: agressão física, psicológica, financeira, sexual ou institucional. Qualquer tipo de violência contra o idoso caracteriza violação de direitos humanos e pode ser denunciada ao Disque Direitos Humanos – Disque 100. Você pode ligar gratuitamente para o número 100 e denunciar anonimamente, ou seja, você não precisa se identificar. A denúncia será encaminhada ao órgão competente para adotar providências.
A Pastoral da Pessoa Idosa realiza todos os anos, diferentes ações nas comunidades onde atua, como panfletagem; caminhadas; rodas de conversas para estimular a participação de líderes e coordenadores voluntários em atos organizados por Conselhos de Direito, Fóruns e também da Igreja. Incentivamos que cada cidadão tome conhecimento da gravidade desses atos de violência e denuncie sem medo.
Contribuir para um mundo onde as pessoas idosas sejam valorizadas e respeitadas é uma das tarefas que a Pastoral da Pessoa Idosa realiza todos os dias. Acreditamos que a valorização e o respeito aos que envelhecem é o primeiro ato para a diminuição da violência!
Respeite, valorize, leve ternura e afeto para as pessoas idosas da sua família e da sua comunidade!