Janeiro Branco: cuidando da sua saúde mental
por Vinicius Silvestrini
Janeiro não é só o mês do calor e das férias, é também o momento de cuidar da saúde mental. No Brasil, desde 2014, a campanha Janeiro Branco busca conscientizar a sociedade sobre a saúde da mente. A iniciativa ganhou projeção internacional e se tornou um importante marco na promoção do bem-estar emocional.
A escolha pelo mês de janeiro foi devido ao simbolismo do início do ano, um momento em que as pessoas costumam fazer planos e metas para os próximos meses e, nesse contexto, a proposta foi de incentivar a atenção ao estado psicológico, estimulando práticas da saúde mental.
A Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) desempenha um papel fundamental na promoção do bem-estar e qualidade de vida das pessoas idosas em nossa comunidade. Neste mês de janeiro, a Pastoral une-se à campanha Janeiro Branco para destacar a importância da saúde mental em todas as fases da vida.
A PPI reconhece que a saúde mental das pessoas idosas é um componente crucial para um envelhecimento saudável e pleno. Através das visitas mensais sistematizadas, nossos líderes voluntários proporcionam momentos de convivência, apoio espiritual, e atividades que estimulem o bem-estar mental das pessoas idosas.
Nós da PPI estamos comprometidos em sermos aliados constante na jornada de envelhecimento, abraçando não apenas as necessidades físicas, mas também as emocionais e mentais das pessoas idosas.