A Câmara dos Deputados inicia hoje, segunda-feira (3), o período de indicações ao Prêmio Zilda Arns 2023. O prêmio, instituído em 2017, tem como objetivo reconhecer pessoas e instituições que têm contribuído ativamente na defesa dos direitos das pessoas idosas.
De acordo com as regras do prêmio, cada deputado(a) ou senador(a) pode indicar até uma pessoa ou uma instituição, utilizando um formulário eletrônico disponibilizado pela Segunda-Secretaria da Câmara dos Deputados. As indicações podem ser feitas até o dia 14 de julho.
O Prêmio Zilda Arns é conferido pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e consiste em um diploma de menção honrosa, entregue anualmente a até cinco agraciados. Cada parlamentar, seja deputado ou senador, tem a oportunidade de indicar uma pessoa ou instituição para receber o prêmio. Os vencedores serão anunciados durante a cerimônia de premiação, que ocorrerá no dia 25 de outubro, às 16h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.
Quem foi Zilda Arns
Zilda Arns foi fundadora da Pastoral da Criança e integrante do Conselho Nacional de Saúde. Ela também teve papel fundamental na criação da Pastoral da Pessoa Idosa, no ano de 2004. Ficou conhecida pela atuação em causas humanitárias e sanitaristas. Morreu em 2010, vítima de um terremoto que atingiu o Haiti. Ela estava no País em missão humanitária para implantação de uma Pastoral da Criança na nação caribenha.
Para mais informações sobre o Prêmio Zilda Arns, ACESSE AQUI.
__
Com informações da Câmara dos Deputados.