No dia 1º de outubro de 2024, às 12h, o Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba (PR), foi palco da Santa Missa em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa. Presidida pelo Pe. Jorge Fortunato, a celebração contou com a presença de fiéis, agentes da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) e a coordenadora nacional da pastoral, Sandra Regina Campana Michellim. A missa foi transmitida em rede nacional pela TV Evangelizar, levando a mensagem de cuidado e respeito às pessoas idosas para todo o país.
Paciência e cuidado com as pessoas idosas
Durante a homilia, Pe. Jorge Fortunato ressaltou a importância de rezar pelas pessoas idosas e pelos agentes da PPI que se dedicam a acompanhá-las mensalmente. “Quando vocês vão a uma casa visitar um idoso, vocês encontram uma pessoa que quer falar e desabafar, porque na maioria das vezes eles estão lá sozinhos. Todos nós ficaremos idosos. Paciência, é o que dizia o evangelho. É difícil às vezes fabricar e cultivar a paciência”, destacou o sacerdote, convidando os presentes a refletirem sobre o cuidado e a paciência necessários no acolhimento das pessoas idosas.
Sandra Michellim, coordenadora nacional da PPI, também fez uma fala emocionante durante a celebração, louvando e agradecendo a Deus pela vida das pessoas idosas, que, segundo ela, carregam sabedoria e experiência.
“Parabenizo também cada líder da Pastoral da Pessoa Idosa que mensalmente acompanham essas pessoas em situação de vulnerabilidade, levando afeto, ternura, carinho, orientação e prevenção. E também não poderia deixar de fazer essa sensibilização para toda a sociedade. Que nós tenhamos esse olhar para a temática do envelhecimento”, afirmou Sandra.
A coordenadora reforçou a necessidade de uma atenção especial para as pessoas idosas, especialmente em um país que está envelhecendo rapidamente.
A celebração do Dia Internacional da Pessoa Idosa no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe foi um momento de reflexão e gratidão pelo papel essencial que as pessoas idosas desempenham em nossas vidas e pela missão dos agentes da Pastoral da Pessoa Idosa, que continuam a levar amor e cuidado a quem mais precisa.
__
Por
Assessoria de Comunicação
Pastoral da Pessoa Idosa Nacional