A importância do acompanhamento com geriatra
por Vinicius Silvestrini
O médico responsável por cuidar e tratar da saúde das pessoas idosas é o geriatra. Ele se dedica aos problemas que surgem com o envelhecimento e auxilia na prevenção de muitas doenças.
Mas afinal, com qual idade procurar atendimento com geriatra?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), a partir dos 40 anos já se deve procurar um geriatra, na intenção de estar programando toda a estrutura física para chegar na velhice de forma eficaz.
Segundo o médico geriatra Victor Hugo de Oliveira, entrevistado pelo Jornal da PPI na última sexta-feira (10), nós precisamos pensar que o geriatra é como um pediatra, um clinico geral para a pessoa idosa que além de acompanhar as pessoas idosas também está focado em um envelhecimento saudável.
Quais são os vilões da alimentação?
Em primeiro lugar está o açúcar, usado de forma indevida e na sequência o sal, que desidrata o corpo e apresenta os riscos de lesão renal.
Para uma alimentação saudável, o especialista indica dois grupos: as bases líquidas e as proteínas. Nos líquidos estão a água, sucos e vitaminas que devem ser ingeridos para auxiliar na hidratação do corpo. No grupo das proteínas estão as carnes, peixes e frango, e a prioridade é sempre para o consumo de carnes brancas.
Uma receita para uma vida saudável
1 – Boa alimentação, com proteínas, minerais, vitaminas, carboidratos de boa qualidade e de forma moderada.
2 – Atividade física regular, de forma frequente, pode aumentar a longevidade
3 – Socialização, ter amigos, conversar, ter interação social
4 – Voluntariado: fortalece a saúde mental e emocional
5 – Espiritualidade: auxilia na saúde mental