No próximo dia 23 de julho – 4° domingo do mês – o mundo celebrará o Dia Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas, uma ocasião especial que reconhece e valoriza a sabedoria, o amor e a contribuição inestimável das pessoas idosas para a sociedade.
O tema deste ano, “Sua misericórdia se estende de geração em geração” (Lc 1, 50), escolhido pelo Papa Francisco, ressalta a importância de reconhecer e valorizar a experiência e o conhecimento transmitido pelas pessoas idosas às gerações mais jovens. É uma oportunidade para expressar gratidão pelos avós e pessoas idosas em nossas vidas e para refletir sobre como podemos criar uma sociedade mais inclusiva e solidária para todas as faixas etárias.
Lembramos que no Brasil a instituição ligada à Igreja que mais trabalha junto àqueles que envelhecem é a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI). É a força dos mais de 20 mil voluntários que leva afeto e ternura de Deus para muitos avós e pessoas idosas.
Pelo segundo ano consecutivo, a Basílica de Aparecida, em São Paulo, vai acolher a PPI para uma missa especial em homenagem a essa data significativa.
A mensagem do Papa
Em sua mensagem para o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, o Papa Francisco citou o encontro entre a jovem Maria e sua prima Isabel, de idade mais avançada. “Deus quer que os jovens (…) alegrem os corações dos anciãos e extraiam sabedoria das suas experiências. Mas o primeiro desejo do Senhor é que não deixemos sozinhos os idosos, que não os abandonemos à margem da vida, como hoje, infelizmente, acontece com demasiada frequência”, disse o pontífice, em sua mensagem.
Como a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) se aproxima, o Papa lançou um desafio aos jovens: “antes de sair para a viagem, ide visitar os vossos avós, fazei uma visita a um idoso sozinho. A sua oração proteger-vos-á e levareis no coração a bênção daquele encontro.”
Em contrapartida, Francisco pediu que as pessoas idosas rezem pela juventude, prestes a celebrar a JMJ. E disse ainda, na mensagem: “Aqueles jovens são a resposta de Deus aos vossos pedidos, o fruto daquilo que semeastes, o sinal de que Deus não abandona o seu povo, mas sempre o rejuvenesce com a criatividade do Espírito Santo.”
:: BAIXE AQUI, a mensagem do Papa Francisco para o 3º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos; faça a impressão e leve para as pessoas idosas e avós de sua família!
A missa em Aparecida
Como parte das comemorações, a PPI promove uma missa especial na Basílica de Aparecida, em São Paulo, no dia 23 de julho de 2023, às 8h.
A missa será um momento de render graças e celebrar a vida dos avós e das pessoas idosas de todos os cantos do Brasil. Fiéis de todas as idades são convidados para se unirem em comunhão e demonstrarem seu amor e respeito pelos idosos.
A Pastoral da Pessoa Idosa, por sua vez, tem desempenhado um papel fundamental na promoção do bem-estar e da dignidade das pessoas idosas no Brasil. Através do acompanhamento domiciliar mensal sistematizado, a pastoral busca garantir que as pessoas idosas tenham uma melhor qualidade de vida e apoio espiritual, bem como combater o abandono e a exclusão social.
Materiais de Apoio
Confira os materiais de apoio elaborados pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida para a 3° Jornada Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas – em especial, para a celebração das Missas no 4° domingo de julho:
- Indicação Pastoral para o III Dia Mundial dos Avós e dos Idosos (CLIQUE AQUI PARA BAIXAR)
- Catequese do Papa Francisco para o III Dia Mundial dos Avós e dos Idosos (CLIQUE AQUI PARA BAIXAR)
- Oração pelo III Dia Mundial dos Avós e dos Idosos (CLIQUE AQUI PARA BAIXAR)
- Card com o tema da 3ª Jornada Mundial dos Avós e da Pessoa Idosa (CLIQUE AQUI PARA BAIXAR)
Siga a PPI no Instagram, Facebook e YouTube e fique por dentro das programações da Jornada!
__
Por
Assessoria de Comunicação da PPI Nacional