No dia 28 de agosto, celebramos o Dia do Voluntariado, uma data especial que nos convida a refletir e agradecer pelo trabalho incansável de milhões de pessoas que dedicam seu tempo e amor ao próximo. Para a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), esta data é particularmente significativa, pois sua missão é construída e sustentada pela dedicação de seus voluntários em todo o Brasil.

Formada exclusivamente por voluntários, a PPI conta com aproximadamente 20.000 líderes que, todos os meses, realizam visitas domiciliares a pessoas idosas em situação de vulnerabilidade. Estes líderes, capacitados e comprometidos, são os corações que batem no ritmo da solidariedade, levando afeto, ternura e o cuidado de Deus a cerca de cem mil pessoas idosas em mais de mil municípios brasileiros.

O trabalho dos voluntários da PPI vai além das visitas. Eles fortalecem a intergeracionalidade, promovem os direitos das pessoas idosas, e atuam como uma voz ativa na construção de políticas públicas que beneficiam o envelhecimento digno e respeitoso. Estão presentes em Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa, em conferências e em programas de rádio e TV, sempre lutando pelos direitos e pelo bem-estar daqueles que acompanham.

Neste Dia do Voluntariado, a Pastoral da Pessoa Idosa enaltece cada um de seus voluntários. Sua dedicação é o alicerce que sustenta essa grande obra de amor e cuidado. A PPI, desde a coordenação nacional até a base, é uma verdadeira rede de apoio que, com compreensão amorosa, segue as palavras de São João Paulo II: “Que cada comunidade acompanhe com uma compreensão amorosa todos os que envelhecem”.

A todos os voluntários da PPI, nossa eterna gratidão. Vocês são os protagonistas desta missão de levar esperança e dignidade às pessoas idosas em todo o Brasil. Que este dia seja um reconhecimento do seu trabalho, e que muitos mais se inspirem em seu exemplo para se juntar a essa missão de amor e serviço.

__
Por
Assessoria de Comunicação
Pastoral da Pessoa Idosa Nacional