22 de outubro, Dia de São João Paulo II

As luzes deste Santo para a Pastoral da Pessoa Idosa

 
É notável a influência sempre muito positiva e iluminada durante toda  trajetória de vida de São João Paulo II. A Pastoral da Pessoa Idosa também recebeu suas influências através de seus gestos e palavras voltadas para as pessoas idosas.
 
Quando disse, em 2005, poucos dias antes de sua morte:  “Que cada comunidade acompanhe com uma compreensão amorosa todos os que envelhecem” a Pastoral da Pessoa Idosa, que estava recém fundada (05/11/2004), acolheu com muito amor e confiança o  “recado”, transformando em uma missão a ser conquistada, um incentivo que nos faz mover diariamente na busca por acompanhar cada vez mais pessoas idosas através da visita domiciliar mensal realizada pelos líderes voluntários.
 
São João Paulo II torna-se para a família PPI um exemplo de pessoa, que até durante sua velhice, com grande sabedoria e dedicação pregou o amor em diferentes contextos vividos pela humanidade.
 
Há 21 anos (em 1999) o Papa São João Paulo II escrevia a “Carta aos Anciões”, mesmo ano que a ONU voltou a atenção da sociedade para a situação do envelhecimento e suas características próprias, que geram demandas específicas de atendimento, enaltecendo a necessidade de pensar nos direitos dessas pessoas, especialmente porque já se anunciava o crescente número populacional de pessoas idosas nas décadas seguintes. Hoje, a luta pela conquista de direitos permanece e, é nessa crescente busca por acesso a um envelhecimento saudável e com qualidade de vida que a Pastoral da Pessoa Idosa se soma aos outros integrantes da rede na proteção e defesa da pessoa idosa.
 
São João Paulo II, intercedei pela missão da Pastoral da Pessoa Idosa!